Profissionais orientam população sobre alimentação saudável

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado anualmente no dia 16 de outubro, será marcado por atividades de orientação sobre alimentação e saúde no calçadão da Rua XV de Novembro. A composição de alguns alimentos industrializados será apresentada aos participantes com as respectivas quantidades de sal, açúcar ou gordura com posterior discussão sobre as possíveis consequências caso esses produtos sejam consumidos em excesso.

“Este é um trabalho de orientação para resgatar o hábito de se consumir alimentos produzidos em casa. A entrada do alimento industrializado e das refeições fast food tomou conta da mesa do brasileiro. Os produtos industrializados, habitualmente, apresentam grandes quantidades de sal, açúcar e gordura, trazendo prejuízos à saúde se consumidos com frequência”, alerta a nutricionista Silvia Rocha, responsável pelo setor de Educação Alimentar da Secretaria de Abastecimento.

A ação direta com a população contará com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada, bem como governamentais membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA-Curitiba).

Industrializados

As quantidades dos componentes de alimentos industrializados, como em uma latinha de refrigerante (de 350 ml) por exemplo, impressiona as pessoas que após a abordagem das nutricionistas, passam a conhecer sua composição. Em apenas uma lata há a adição de três a quatro colheres de açúcar. Relação semelhante tem os sucos prontos, apresentados como naturais. Na caixa de suco pronto, de um litro, há 125 gramas de açúcar e quando há a inscrição néctar de determinada fruta significa que ali contém a polpa da fruta adicionada de 40% de açúcar.

Outro produto que normalmente desperta a atenção da população são as bolachas recheadas, largamente consumidas pelas crianças. Em um pacote de 150 gramas há 33 gramas de gordura, o que representa uma colher de sopa cheia. A barra de chocolate, de 170 gramas, contém 58 gramas de gordura, que seria uma colher de sopa bem cheia.

O sal é outro composto que em excesso torna-se inimigo da saúde. Nos produtos industrializados, a substância está presente inclusive em alimentos doces, como iogurte tipo petit suisse, oferecido às crianças. Em apenas um potinho há quantidade suficiente para a necessidade diária de um adulto, que é de até uma colher de chá. As quantidades diárias recomendadas de açúcar e gordura variam de acordo com faixa etária, peso e condições gerais de saúde.

Ações como estas, demonstram a importância de atividades educativas sobre a Rotulagem dos alimentos.

Esta e outras atividades integram a programação da Semana Mundial da Alimentação, que prossegue até o próximo sábado (18 de outubro). Para obter mais informações e a programação completa, acesse o site: http://comsea.curitiba.pr.gov.br, ou pelos telefones (41)3350-3885.