Membros do Conselho de Política sobre Drogas tomam posse

00152853

Os 18 membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped) tomaram posse para o biênio 2014-2016 em cerimônia realizada nesta segunda-feira (15), na Prefeitura de Curitiba. O Comped é um órgão autônomo formado por nove representantes do governo municipal e nove da sociedade civil, com caráter consultivo, deliberativo e orientador na política pública sobre drogas.

“Algumas áreas da gestão possuem uma dimensão imaterial, e para elas não é tão simples encontrar soluções. Temos que saber como aplicar os recursos disponíveis e avaliar os resultados”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet. “O poder público não consegue agir sozinho, mas com diálogo e colaboração vamos avançar neste que é um dos trabalhos mais nobres feitos pela Prefeitura”, completou.

Dentro do conselho os eixos de atuação são: estudo e pesquisa, legislação, prevenção, redução de ofertas e tratamento e reinserção. Para o próximo biênio a principal novidade são as participações da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Com isso estamos reforçando as áreas de estudo e pesquisa e reinserção social”, explica o diretor do departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Bruno Otávio Litwinski.

O atual presidente do Comped, Marcus Vinicius Manfrin de Oliveira, do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor), destacou a realização da Conferência Municipal de Política Sobre Drogas, que aconteceu em junho e discutiu propostas para a área, além de eleger os novos membros representantes da sociedade civil no órgão. “Precisamos dar mais visibilidade ao tema, as pessoas precisam ter acesso à informação porque esse é um problema que afeta toda a sociedade”, disse.

Além dos 18 membros titulares do conselho foram empossados 18 suplentes. Na área governamental estão representadas nove secretarias e órgãos municipais: Defesa Social, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Esporte, Lazer e Juventude, Governo Municipal, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social e Procuradoria Geral do Município. Entre os representantes da sociedade civil estão: Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Tutelar de Curitiba, Casa de Recuperação Nova Vida, Comunidades Terapêuticas Associadas, Sociedade Bíblica do Brasil, além da UFPR e do Sindejor.