Semana Mundial da Alimentação – 13 a 18/10/2014

001543840015438200154381O Dia Mundial da Alimentação é lembrada durante a Semana Mundial da Alimentação, que em Curitiba está sendo desenvolvida desde a última segunda-feira (13) e que prossegue até sábado (18). A semana é organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab), além de outras secretarias municipais e órgãos que integram o Conselho.

“Todo ano organizamos essa mobilização para discutir a questão alimentar. A data foi instituída justamente para que todos os países discutam na mesma data sobre a segurança alimentar e nutricional”, explica a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e professora da disciplina de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Regina Lang. Ela lembra que a mobilização é um importante meio para dar visibilidade, conscientizar a população e, junto com o governo e a sociedade civil organizada que integram o Comsea possam discutir e mostrar  o que está sendo feito para garantir a segurança alimentar à população.

A Semana Mundial da Alimentação prossegue nesta sexta (17) e sábado (18), com as atividades concentradas no mezanino do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. A principal atividade desta sexta é o 1º. Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, quando ocorrerá uma conferência que traz como tema “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”. A palestra será realizada pela professora doutora da UFPR, Silvia do Amaral Rigon, do departamento de Nutrição da universidade. A palestra deverá abordar aspectos relevantes tratados no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que é um sistema público legalmente instituído por lei, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).