Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente elege novos presidente e vice

8940     8939

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) elegeu nesta terça-feira (10) os novos presidente e vice-presidente do órgão. O mandato dos membros do Conselho é bienal, porém os representantes do poder público e da sociedade civil se alternam na presidência. Quem assume a presidência do Comtiba é Cátia Regina Kleinke Jede, representante da Associação Abelhinhas de Santa Rita de Cássia, em substituição a Dara Rosa dos Santos, supervisora regional da Fundação de Ação Social (FAS).

Presidente do Comtiba ao longo de 2014, Dara agradeceu o trabalho dos conselheiros e conselheiras e lembrou os avanços e desafios enfrentados pelo Conselho: “O Comtiba contribuiu no processo decisório em várias políticas sociais. Por exemplo, na alteração da Lei sobre o Conselho Tutelar, que agora prevê que só poderão se candidatar ao posto pessoas que concluírem um curso de capacitação sobre direitos da criança e do adolescente”, recordou.

Para ela, que segue no Comtiba como vice-presidente, no lugar de Vera Lucia Barletta, representante da sociedade civil, os maiores desafios do Conselho para o futuro estão nas discussões sobre o enfrentamento e combate ao uso de drogas na infância e adolescência.

Além da escolha da nova presidente e vice-presidente, a primeira reunião do Comtiba de 2015 também tratou da questão indígena. Foi apresentado o trabalho da Casa de Passagem do Indígena Artesão, aberta em janeiro em Curitiba em caráter emergencial. O objetivo principal da unidade é proteger as crianças e adolescentes indígenas de violações de direitos. No final do ano passado, cerca de 30 famílias indígenas estavam em situação de rua nos arredores da Rodoferroviária de Curitiba, expondo crianças e adolescentes a riscos.