Fórum Permanente de Cultura fará reuniões nas regionais

O Fórum Permanente de Cultura de Curitiba deverá promover suas reuniões também nas regionais da cidade. A decisão foi tomada na reunião desta terça-feira (31 de março), a segunda do grupo, realizada no Palácio dos Estudantes, espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. O Fórum também formou uma comissão de trabalho para acompanhar a tramitação da reforma da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o dos projetos de lei do Sistema Municipal de Cultura e de Proteção do Patrimônio Cultural.

As reuniões nas regionais deverão ser alternadas com os encontros no Palácio dos Estudantes, sempre a cada 30 dias. Nos intervalos, as discussões continuam acontecendo pelas redes sociais. O grupo já inaugurou, por exemplo, uma fanpage no Facebook que centralizará informações sobre os temas em pauta.

O presidente da FCC, Marcos Cordilli, foi à reunião e prestou uma série de esclarecimentos aos cerca de 50 participantes, principalmente a respeito das novas leis municipais relativas ao setor cultural. Ele ressaltou a importância de mobilização da sociedade civil para que isso funcione como pressão sobre o poder público.

“São atos que mostram que a sociedade está preocupada com o assunto”, disse, sugerindo que o grupo acompanhe de perto o encaminhamento dos projetos de lei para a Câmara e que mostrem os seus interesses aos vereadores.

A presidente do Fórum das Entidades Culturais de Curitiba (FEC), Vera Albuquerque, voltou a destacar a estrutura horizontal do fórum, sem hierarquia entre governo e sociedade civil. “O Fórum é quem traz o Poder Público para participar, de uma forma ampla, republicana e democrática”, afirmou.

Definições – Entre outros encaminhamentos, os participantes da reunião também definiram apoio a pedidos para que o Banco do Brasil agilize a vinda de um Centro Cultural a Curitiba, bem como para que a capital paranaense volte a ter uma sede da Funarte. Também definiram uma mobilização no dia 1º de maio, como forma de divulgar as demandas do Fórum.

O grupo também concordou em pressionar a Câmara a aumentar a verba para a cultura na Lei Orçamentária Anual, bem como para que evite que os valores do Fundo Municipal da Cultura não entre em possíveis contingenciamentos.

O Fórum pode ser contatado pelo e-mail forumpermanentectba@gmail.com ou pela sua página no Facebook. Clique aqui para saber mais sobre a reunião da última terça-feira.