Novos membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse hoje (08/06)

O Conselho Municipal. que toma posse hoje será a gestão que completará a transição para o novo Sistema Municipal de Cultura e a integração plena de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura.

Este conselho que fará a transição de um conselho consultivo para um conselho deliberativo e fiscalizatório. E queria lembrar que ainda no primeiro ano desse mandato nós assinamos a intenção de integrar Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura, com a presença da então Ministra da Cultura Marta Suplici, no Salão  de Atos do Parque Barigui.

Como opção de gestão resolvemos fazer a nossa integração ao Sistema Nacional de Cultura com a participação efetiva da sociedade Civil. De lá pra cá realizamos duas conferências Municipais de Cultura e no ano passado na primeira conferência extraordinária aprovamos a minuta da lei do Sistema Municipal de Cultura que neste ano seguirá para a aprovação na Câmara Municipal. Para fechar esse processo esse Conselho ajudará a organizar  a quinta Conferência Municipal de Cultura que  irá aprovar o plano Municipal de Cultura que se trata de metas , objetivos e estratégias de políticas públicas de cultura para os próximos dez anos.

Com todo este trabalho e juntando-se ainda a lei de proteção do Patrimônio Cultural e dos artistas de rua que já se encontra para aprovação na Câmara Municipal, esta gestão terá contribuído de maneira significativa para a readequação de políticas públicas de cultura da nossa cidade sempre contando com a participação da sociedade civil . Durante esse processo foram criados os fóruns  regionais de cultura e os fóruns setoriais de cultura, as conferências livres e por último a transformação do portentoso Palácio dos Estudantes na Casa do Conselho Municipal  de Cultura como acolhimento desta gestão para o processo da participação da sociedade civil.

Agradecemos todas as associações, sindicatos e aos cidadãos curitibanos que se envolveram no processo da eleição desse novo conselho, bem como a todos os novos conselheiros pelo  trabalho que será desempenhado nesses próximos dois anos . Trabalho esse primordial para uma Curitiba mais viva e para uma Curitiba mais participativa.

Elton Barz
Assessor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba