Conselho Municipal do Esporte é instalado após 21 anos de fundação

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou nesta quinta-feira (18) o decreto de posse do Conselho Municipal do Esporte. O órgão é formado por representantes do poder público e da sociedade civil e terá a responsabilidade de discutir as políticas públicas para o esporte no Município. Criado em 1994, o Conselho Municipal de Esporte nunca foi instalado oficialmente. Sua regulamentação aconteceu na atual gestão com a aprovação da Lei municipal 14.588/2015.

O Conselho deve começar a funcionar plenamente dentro de 30 dias, quando será eleita sua primeira diretoria executiva. É formado por 28 conselheiros, 14 deles titulares e 14 suplentes.

Representam o poder público a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que terá dois membros, outras cinco secretarias, cada uma com um representante: Educação, Saúde, Assuntos Metropolitanos, Defesa Social e Meio-Ambiente.

Pela sociedade civil, têm assento no Conselho as seguintes entidades: Sistema S (que entre outras entidades é composta pelo SESI, Senai e Sebrae), Conselho Regional de Educação Física, atletas, paratletas, universidades, Sindiclubes e federações esportivas.

O Conselho funcionará como um órgão fiscalizador, consultivo e definidor da política para o esporte do Município.

“A atribuição do Conselho é dar visibilidade e incentivar a participação da sociedade em uma área muito expressiva da cidade, socialmente e também economicamente”, disse Fruet.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior, para que o esporte se desenvolva na cidade é preciso a participação de todos os segmentos da comunidade.

“O Conselho Municipal do Esporte terá a responsabilidade de fomentar este diálogo entre o poder público e a sociedade, não somente pensando nos resultados esportivos, mas também no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, diz Dutra Júnior .

Após a eleição de sua primeira diretoria executiva, o Conselho Municipal do Esporte deverá se reunir, de forma ordinária, a cada dois meses.

A cerimônia de assinatura do decreto teve a participação do secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, da presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Liana Carleial, e do vereador Paulo Rink.

Composição do conselho

Área governamental

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude

Titulares: Aluisio de Oliveira Dutra Junior e Antonio Candido de Medeiros Junior