Eleitos os novos conselheiros tutelares de Curitiba

Foram eleitos neste domingo (4) os 45 novos conselheiros tutelares de Curitiba. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes que vivem na cidade. Concorreram ao pleito 195 candidatos nas nove regionais administrativas do município. Pela primeira vez, as eleições ao Conselho Tutelar ocorreram em todo o país na mesma data. A homologação final do resultado será publicada no Diário Oficial do Município, na próxima semana, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).

Em Curitiba não foi registrado nenhum incidente grave nos nove locais de votação durante o período em que as urnas estiveram abertas, entre as 8h e 17 horas. Toda denúncia de irregularidade ou contravenção eleitoral, como boca de urna ou transporte de eleitores, foi registrada em ata para posterior apreciação Comtiba. As eleições, organizadas pela Prefeitura de Curitiba, foram acompanhadas por conselheiros do Comtiba e representantes do Ministério Público.

No total, participaram da eleição 21.574 eleitores. Na ultima eleição, em 2012, compareceram às urnas 22.323 eleitores. A regional com maior número de votantes foi a Cajuru, que registrou a presença de 3661 eleitores. O voto na eleição do Conselho Tutelar é facultativo, mas qualquer eleitor munido de seu título eleitoral e de um documento oficial com foto podia votar. Pela primeira vez as eleições ao Conselho Tutelar foram realizadas utilizando urnas eletrônicas. Além dos conselheiros, foram eleitos os cinco suplentes de cada regional.

O prefeito Gustavo Fruet votou pela manhã na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória. “A proteção à criança é uma das prioridades desta gestão. Agora, o Conselho Tutelar será ainda mais fortalecido, pois irá atuar em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos. O sucesso do Conselho Tutelar é o sucesso da própria cidade”, disse o prefeito. Ele conversou com o eleitor Vicente de Oliveira Guimarães, que aos 82 anos fez questão de votar. “A gente precisa participar da democracia. É a obrigação de toda pessoa consciente”, disse o senhor Vicente ao prefeito.

Eleitos:

Bairro Novo