Meninas acolhidas pela FAS ganham casa totalmente reformada

Casa nova, vida nova. Desde o dia 21 de outubro de 2015, as 17 moradoras da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Novo Mundo, conhecida como Casa das Meninas, gerida pela Fundação de Ação Social (FAS), poderão começar uma nova vida dentro de uma casa nova. Nesta quarta (21) a UAI foi entregue completamente reformada pela equipe de arquitetos e designers do 2º Mueller Ecodesign Social, projeto idealizado pelo Shopping Mueller que renovou a infraestrutura da unidade de forma sustentável graças ao apoio de profissionais e empresas que se dedicaram e investiram na ideia.

São 368 metros quadrados de área construída que foram renovados por uma equipe de mais de 100 colaboradores coordenados pelos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto. Agora, as meninas, de sete a 14 anos, que precisam viver afastadas do convívio familiar por decisão judicial, têm novos ambientes projetados para atender todas suas necessidades, num espaço amplo e confortável. “É um trabalho muito gratificante. Vocês são anjos que caíram do céu nas nossas vidas”, disse uma das moradoras, de 14 anos. “Quase não tenho o que falar, de tão feliz que estou”, falou outras das moradoras, de 13 anos.

Para o prefeito Gustavo Fruet, o projeto idealizado pelo Shopping Mueller é um “gesto de carinho e generosidade”: “Ajudaram a mudar completamente o perfil da UAI. Transformaram uma unidade de acolhimento em uma casa, o que garante menos evasão e dá mais segurança aos profissionais que trabalham nela”, afirmou. “A prefeitura atende quase mil crianças e várias unidades passam por reforma, mas essa parceria acaba sendo decisiva. É uma prova de credibilidade aos que acreditam que essas crianças podem ter um futuro diferente”, completou o prefeito.

“Esse momento foi muito esperado, principalmente pelas meninas, que participaram desse projeto e tiveram uma experiência pedagógica, pois aprenderam a necessidade de conservar o que se constrói”, disse a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet. “Com essa iniciativa estamos tirando as crianças da invisibilidade e as colocando na luz, dando outra perspectiva para o seu futuro”, completou.

“Todos temos responsabilidade com a sociedade e esse é um modo de retribuir um pouco do que recebemos da população de Curitiba. É uma casa colorida, alegre, vibrante. Essa sensação que vamos passar para a vida dessas meninas”, disse o diretor do Shopping Mueller, Marcelo Pirani.

“Este é um projeto feito com o coração. Agradeço aos colegas profissionais. Sem eles, ele não teria saído. Agradeço pela paciência, principalmente das meninas. Fui recebida de braços abertos e foi pelas elas que nós fizemos esse projeto”, afirmou Rose Guazzi. Antes de conhecer a casa renovada, as meninas tiveram um dia de salão de beleza e foram recebidas com uma festa com direito a food truck e uma apresentação cultural feita por elas próprias.