Conferências regionais e setoriais debatem Plano Municipal de Cultura

Conferências regionais e setoriais de cultura serão realizadas nesta semana para discussão do Plano Municipal de Cultura e eleição de delegados para a V Conferência Municipal de Cultura, que acontece de 20 a 22 de novembro, no Instituto Federal do Paraná (R. João Negrão, 1285). Estão agendadas as pré-conferências setoriais de design, literatura e circo, e as pré-conferências regionais do Boa Vista e Portão. Na próxima semana, serão realizadas as do Bairro Novo, Santa Felicidade, Pinheirinho, Matriz e CIC, e também uma setorial de ilustração.

A definição do Plano Municipal de Cultura é a última etapa do processo de adesão do município de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura. As conferências realizadas nos últimos três anos já discutiram a Lei do Sistema Municipal de Cultura e a nova Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As discussões do plano municipal têm por base uma minuta elaborada pela Fundação Cultural de Curitiba. Baseada no modelo do plano nacional, a minuta contém uma radiografia da cultura da cidade, indicadores e metas a serem cumpridas nos próximos dez anos.

Nas pré-conferências, a comunidade e os representantes dos diversos segmentos artísticos têm oportunidade de elaborar as propostas para os seus respectivos setores. Os segmentos têm liberdade de se organizar e garantir representatividade na Conferência Municipal. Os profissionais de “games”, por exemplo, inseridos no setorial de ilustração, farão seu encontro no próximo dia 9, às 19h, no Solar do Barão. Estarão em discussão as peculiaridades desse tipo de arte e produção, com o objetivo de enquadrar as demandas desses profissionais no Plano Municipal de Cultura. 

Pré-conferências setoriais agendadas: 
Design – dia 4, às 9h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer – MON
Literatura – dia 4, às 18h, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação – Rua Dr. Faivre, 398 – 19h
Circo – dia 5, às 20h, no Circo Zé Priguiça (R. Benedicto Siqueira Branco, s/nº – Alto Boqueirão)
Games – dia 9, às 19h, no Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533)
Teatro – dia 16, às 19h, no Auditório Londrina – Memorial de Curitiba
Multiáreas: artes visuais, artesanato, arte digital, moda, dança, arquitetura e urbanismo, trabalhadores da cultura – dia 17, às19 – Senalba – Rua 13 de maio, 835
Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena – 18, às 19h, Quintal da Maria – Rua Jaime Reis, 386

Pré-conferências regionais:
Boa Vista – dia 5, às 19h, na Rua da Cidadania do Boa Vista
Portão – dia 6, às 18h30, na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão
Bairro Novo – dia 9, às 19h, na Rua da Cidadania Bairro Novo
Santa Felicidade – dia 10, às 19h, na Rua da Cidadania Santa Felicidade
Pinheirinho – dia 11, às 19h, na Rua da Cidadania Pinheirinho
Matriz – dia 12, às 19h30, na Rua da Cidadania Matriz
CIC – dia 14, às 14h, na Rua da Cidadania CIC