Prefeito assina neste sábado decreto de criação da Regional Tatuquara

O prefeito Gustavo Fruet assina neste sábado (14) o decreto de criação da Regional Tatuquara, a décima administração regional de Curitiba. A cerimônia está marcada para as 10 horas na Rua da Cidadania do Tatuquara, na Rua Engenheiro João Kloss, 915. Durante todo o dia, a população poderá participar de uma feira de serviços e também de atividades de lazer e culturais.

Com a criação da nova área administrativa da Prefeitura, as regionais Pinheirinho, Portão, Cidade Industrial e Santa Felicidade também mudam de configuração (veja no mapa).

Uma das principais metas do plano de governo da atual gestão, a Regional Tatuquara vem para melhorar o atendimento da população de uma das regiões que mais cresce na cidade. As comunidades dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, que formam a nova regional, passarão a ter os serviços públicos em um local mais próximo e acessível.

A partir de segunda-feira (16), os serviços dos seguintes órgãos e secretárias estarão disponíveis na nova Rua da Cidadania: Agência Curitiba de Desenvolvimento, Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS), Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Secretaria do Governo Municipal e secretarias municipais do Abastecimento, Finanças, Trabalho e Emprego e do Urbanismo.

Os serviços das secretárias municipais da Defesa Social, Educação, Saúde, Finanças, Trânsito e do Esporte, Lazer e Juventude, além da Sanepar, estarão disponíveis para a população no início de 2016. Isso porque ainda está sendo montado o sistema de telefonia e tecnologia necessários para o bom atendimento.

A Rua da Cidadania do Tatuquara também terá caixa eletrônico, cafeteria, papelaria/revistaria, sala de reuniões, anfiteatro e o Espaço Cidadão, local de acolhida da comunidade com a finalidade de recepcionar, identificar e agilizar o atendimento às suas demandas, tendo como referência padrões de qualidade e acessibilidade.

A nova regional está localizada no extremo sul de Curitiba e faz divisa com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande. Tem área total de 41,03 quilômetros quadrados, o que equivale a 9,43% do território do município. O IBGE estima que vivam na região mais de 111 mil habitantes, distribuídos em mais de 25 mil domicílios.

O administrador regional do Tatuquara será Edgar Otto Hauber Júnior, que desde o início da gestão foi o responsável pela Regional Pinheirinho. Quem assume a Regional Pinheirinho é Marcos Bonato.

Nova configuração

Além do Tatuaquara, Campo de Santana e Caximba, que pertenciam à Regional Pinheirinho e agora formam a Regional Tatuquara, outros bairros ou parte de bairros mudaram de regional na nova configuração das administrações regionais de Curitiba:

O bairro Seminário, que antes pertencia à Regional Santa Felicidade, agora faz parte da Regional Fazendinha/Portão;

Os bairros Lindoia e Fanny, que antes faziam parte da Regional Fazendinha/Portão, agora pertencem à Regional Pinheirinho.

O bairro Novo Mundo, que antes pertencia à Regional Fazendinha/Portão, agora faz parte da Regional Pinheirinho.

Uma área ao norte do bairro CIC, que antes fazia parte da Regional Santa Felicidade, agora pertence à Regional CIC.

A área ao sul do bairro Campo Comprido, que antes pertencia à Regional Portão, agora faz parte da Regional Santa Felicidade.

A Prefeitura indica aos moradores que procurem as Ruas da Cidadania da referência do bairro habitado para procurar os serviços.

Participe da inauguração da nova regional

Diversas atividades estão programadas para o sábado na Regional Tatuquara, que serão realizadas em parceria com o projeto RICTV no Bairro:

– Inauguração de uma Rua de Lazer na Rua Olivaldo Konoroski Bueno, esquina com a Rua Presidente João Goulart, ao lado da Regional Tatuquara, projeto coordenado pela comunidade local com apoio logístico da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude;

– Atividades culturais da Fundação Cultural de Curitiba;

– A Secretaria Municipal de Abastecimento irá ensinar a montar uma horta orgânica em casa;

– Sine Móvel da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego;

– A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, por meio do programa Liceu de Ofícios, irá oferecer cortes de cabelo e manicure;

– Guarda Municipal com unidade móvel, Patrulha Maria da Penha e Ônibus Lilás;

– Orientação sobre cadastro habitacional com representantes da Cohab;

– Atividades s da Secretaria Municipal de Saúde: Consultório de Rua, orientações sobre dengue, planejamento familiar, Novembro Azul, odontológica, ação antitabagismo, aferição de pressão, serviços de atendimento domiciliar, serviços da Vigilância Sanitária, projeto Intervidas.