Conselho da Assistência promove reunião em bairro

Para aproximar os assuntos relacionados à assistência social das comunidades, o Conselho Municipal da Assistência Social de Curitiba (CMAS) realiza algumas de suas reuniões mensais de maneira descentralizada, em diferentes regionais de Curitiba. Cajuru, Boa Vista, Matriz já participaram desses encontros e, nesta terça-feira (24), foi a vez da regional Bairro Novo.

A participação foi intensa. Mais de 50 pessoas entre moradores, trabalhadores de instituições ligadas à área da assistência e pessoas que utilizam os serviços socioassistenciais lotaram um auditório para acompanhar as discussões da reunião.

“O conselho representa justamente essas pessoas: quem trabalha com a assistência social, as entidades e os usuários. Ficamos muito felizes em poder trazer mais do que deliberamos para dentro das comunidades, pois assim nossas discussões ficam mais ricas e podemos conhecer as demandas de cada lugar”, disse o presidente do CMAS, Pedro Braga Carneiro.

A reunião aconteceu durante todo o dia. Pela manhã, os participantes ouviram uma palestra da superintendente de Planejamento da FAS, Jucimeri Silveira, que apresentou o Sistema Único da Assistência Social (Suas), criado em 2005 e que prevê a responsabilidade compartilhada dos atendimentos sociais entre a União e os governos estaduais e municipais.

Segundo ela, discutir o Suas fortalece a política e ajuda a população a conhecer e cobrar os seus direitos. “Toda discussão sobre políticas públicas precisa ser aproximada da população, tanto é que uma das propostas aprovadas na última Conferência Municipal da Assistência Social foi a criação de conselhos locais para discutir a assistência dentro das comunidades, respeitando as demandas e particularidades de cada local”, afirmou.

A Conferência Municipal da Assistência Social aconteceu em Curitiba em setembro e a expectativa é de que os conselhos locais (formados principalmente por usuários dos serviços da assistência social) comecem a funcionar já em 2016.

Conselho Municipal da Assistência Social de Curitiba

O Conselho Municipal da Assistência Social de Curitiba é o órgão responsável por fiscalizar a execução da política da Assistência Social no município. Os conselheiros gerenciam o Fundo Municipal da Assistência Social, de onde os recursos só podem ser acessados por meio de projetos apresentados por instituições certificadas pelo Conselho.