Natal da Alegria é comemorado em grande festa em Curitiba

Crianças e adolescentes de todas as regiões de Curitiba participaram de uma festa com muita diversão e surpresas nesta terça-feira (8). Cerca de 3 mil meninas e meninos foram os convidados de honra da grande festa do Natal da Alegria, promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania, que movimentou o Portal do Futuro do Bairro Novo. As crianças e adolescentes são participantes dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade e das unidades de acolhimento institucional da FAS e de instituições conveniadas.

A festa teve de brinquedos gigantes a um banquete de guloseimas. Nesta edição da festa do Natal da Alegria, empresários contribuíram com a participação de food trucks, que se tornaram uma sensação entre as crianças. “O lanche está muito bom e ainda dá para repetir o quanto quiser. Acho que já comi uns cinco hambúrgueres e ainda vou pegar mais algodão doce!”, disse José Luiz de Almeida, de 14 anos, usuário do CRAS Vila Verde.

Quem também gostou do resultado foram os empresários que colaboraram voluntariamente com o evento. O diretor da Associação Paranaense de Food Trucks, Jair de Lima Máximo, afirmou a importância da realização dessa ação social: “É uma experiência muito legal, porque sempre quis aliar meu trabalho com a função social. Acredito que os empresários tenham que tomar a dianteira e não deixar apenas com o poder público esses serviços”, afirmou.

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, ressaltou a importância da parceria com o empresariado curitibano: “Foi um ano muito ruim para a economia nacional, mas mesmo assim tivemos vários empresários que abraçaram a nossa campanha e nos auxiliaram com esse projeto. Estamos juntos para fazer a alegria de muita gente e esse é um presente para Curitiba”.

O momento mais esperado da festa foi, sem dúvida, a chegada do Papai Noel, que foi recebido com muita empolgação pelas crianças e adolescentes. Um dos primeiros presenteados foi Sebastião Guilherme, de 8 anos, usuário do CRAS Santa Felicidade. “Eu ganhei uma bola e é muito legal, porque eu adoro futebol e agora vou poder brincar com meus amigos nas férias. A minha tinha furado”, contou o pequeno. Os presentes são frutos de doações de empresas e pessoas físicas que participam da campanha Natal da Alegria.

O superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, agradeceu aos doadores e disse que a gratidão das crianças é a maior recompensa. “A festa de hoje é o ápice da nossa campanha, e depois de quase um mês de chuva, o sol resolveu aparecer. É muito gratificante ver os rostos desses meninos e meninas e saber que, de alguma forma, auxiliamos essa alegria”, afirmou.

Doações

Ainda é tempo de realizar doações para o Natal da Alegria. Quem quiser fazer a doação de brinquedos novos, de qualquer valor, pode entregar a doação em qualquer loja da rede Leve Curitiba ou fazer a aquisição de um vale-brinquedo, no valor de R$ 10, até o dia 20 de dezembro. A quantia obtida com as vendas dos vales será integralmente utilizada na compra de novos brinquedos. Até o momento, a campanha já beneficiou mais de 30 mil crianças em situação de risco e vulnerabilidade social de Curitiba. Também é possível fazer a compra do vale-brinquedo no site do Pró-Cidadania, através do PagSeguro. O endereço é www.ipcc.org.br.