Conferência Municipal de Cultura, evento bianual, é foro amplo e permanente para o debate sobre diretrizes e políticas públicas relativas a ações culturais na Cidade de Curitiba.

A V Conferencia Municipal de Cultura, tem como tema central o Plano Municipal de Cultura, documento aprovado na Câmara Municipal que irá estipular metas, estratégias, objetivos e ações para os próximos 10 anos, nas políticas públicas de cultura na cidade de Curitiba.

O Plano Municipal de Cultura é o ultimo instrumento necessário para a nossa adesão plena ao Sistema Nacional de Cultura. Nossa adesão, foi assinada em 2013 e a gestão tirou como diretriz fazer todo o processo com ampla participação da sociedade.

Na III Conferencia Municipal de Cultura debatemos sobre o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Cultura, tirando diretrizes para nosso Plano e Sistema.

Na I Conferencia Municipal Extraordinária de Cultura, realizada em 2014, deliberou-se sobre a Lei do nosso Sistema Municipal de Cultura e contamos com  grande participação dentre a sociedade civil e representantes das mais variadas áreas artísticas, que foram eleitos nas 27 Pré-Conferencias Regionais, Setoriais e Livres.

Para a V Conferencia Municipal de Cultura, já foram realizadas 26 Pré-Conferências, sendo eleitos mais de 350 delegados que irão votar e aprovar as emendas e a Proposta Final, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2015, e que será encaminhada ao Executivo e ao Legislativo Municipal.

Elton Luiz Barz
Assessor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba

Assessoria:  Aulio Zambenedetti , Luciene Regina , Sandra Ester dos Santos e Sergio Faria

V Conferencia Municipal de Cultura