Conselho Municipal de Saúde de Curitiba elege Mesa Diretora para gestão 2015/2019

Em sua primeira Reunião Extraordinária da Gestão 2015/2019, realizada no dia 9 de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) elegeu sua Mesa Diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Adilson Alves Tremura continua à frente da presidência, representando o segmento de Usuários, bem como o vice-presidente da Mesa, o secretário Municipal de Saúde de Curitiba, César Monte Serrat Titton (segmento Gestor). Para a cadeira de primeira secretária foi eleita Lisandra Karine Corrêa Falcão (representante do segmento Trabalhador), que já estava na Mesa Diretora na gestão anterior, e como segundo secretário foi eleito João Carlos Santana, do segmento de Usuários.

A Secretaria Executiva do CMS conduziu o processo de eleição da Mesa Diretora de maneira transparente, com voto aberto, durante a Reunião Extraordinária. A forma de votação foi definida pela Plenária (outra opção era o voto secreto, com urnas). Cada segmento – Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores – se reuniu para conversar com seus pares e indicar seus representantes para a Mesa Diretora.
O presidente do CMS, Adilson Tremura – agora eleito para a Gestão 2015/2019 -, comentou sobre a importância deste momento, principalmente o que diz respeito à participação de todos os segmentos que compõem o CMS. “Mais uma vez o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba viveu um processo amplamente democrático e participativo de escolha de sua Mesa Diretora”, afirmou. Para a Gestão 2015/2019, Tremura garante que continuará presidindo o CMS com muita responsabilidade e coerência. “Sempre em busca da plena implementação dos princípios do SUS”, observou.
O segundo secretário eleito – e que vai compor a Mesa Diretora pela primeira vez -, João Carlos Santana, afirmou ter um grande desafio daqui pra frente. “Minha responsabilidade será maior ainda agora. Estou com uma grande expectativa de poder buscar cada vez mais um SUS de qualidade nesta Gestão que se inicia”, disse.
Antes da primeira Reunião Extraordinária, o CMS realizou a 311ª Reunião Ordinária. Por ser a última do ano, o Conselho preparou diversas homenagens aos conselheiros que se destacaram na execução do controle social. O secretário César Titton fez uma explanação sobre dengue, zika e microcefalia, enfermidades que estão em evidência nos últimos dias e preocupam, especialmente na época do verão. Os vírus do zika e da dengue são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
No final da eleição da Mesa Diretora, um vídeo, preparado pela Secretaria Executiva, foi exibido em homenagem a todas as pessoas que auxiliaram na condução do controle social e na garantia de excelência do SUS na Gestão 2013/2015. Nesta mesma reunião ocorreu a posse dos Conselheiros Municipais de Saúde de Curitiba eleitos para a Gestão 2015/2019.
As primeiras reuniões da Gestão 2015-2019 do CMS vão ocorrer a partir de fevereiro de 2016. Os calendários das reuniões ficarão disponíveis no link do Conselho na internet, localizado no site da SMS: www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/cms/sobre.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 2015/2019
Presidente: Adilson Alves Tremura
Vice-presidente: César Monte Serrat Titton
Primeira Secretária – Lisandra Karine Corrêa Falcão
Segundo Secretário – João Carlos Santana