Comtiba tem novos conselheiros e presidente

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) tomaram posse nesta segunda-feira (15) e tiveram sua primeira reunião ordinária na tarde desta terça-feira (16), definindo os novos presidente e vice-presidente do órgão. Quem assume a presidência do Comtiba em 2016 é Rosângela de Barbara da Silva, da Fundação de Ação Social (FAS). Já a vice-presidência ficará sob responsabilidade de Ana Paula Ribeirete Baena, da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. Os novos conselheiros do Comtiba tomaram em uma cerimônia que contou com a participação do prefeito Gustavo Fruet.

Formado por 12 conselheiros titulares, o mandato do Comtiba é de um biênio, com alternância entre um representante governamental e outro não-governamental no comando do conselho. Este ano presidência é de um representante governamental.

“Os conselhos municipais são muito importantes no processo de transparência que envolve as políticas públicas, uma vez que acompanham as contas públicas e gerenciam fundos que garantem que os recursos alcancem quem mais precisa. Essa é uma rede decisiva na proteção”, comentou Fruet.

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, deu as boas-vindas à nova gestão do Comtiba e falou sobre alguns desafios. “O Conselho da Criança e do Adolescente atua fortemente na defesa e na garantia de direitos de meninos e meninas. O primeiro trabalho vai ser de montar o Conselho Tutelar do Tatuquara (nova regional administrativa da cidade) e seguir com discussões importantes como a posição contrária a redução da maioridade penal e a luta contra a exploração e abuso de crianças e adolescentes”, disse.

O Comtiba tem a responsabilidade de fiscalizar a execução das políticas públicas para a área de infância e juventude em Curitiba e gerir o orçamento do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, decidindo quais ações e investimentos serão realizados. O Conselho é formado por conselheiros não remunerados de seis entidades da sociedade civil e de seis órgãos do governo municipal.

Confira o nome dos novos conselheiros do Comtiba:

Não-governamental

Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia

Titular: Cátia Regina Kleinke Jede

Suplente: Andréia Felix

Associação Hospitalar de Proteção a Infância Dr. Raul Carneiro (Hospital Pequeno Príncipe)

Titular: Ana Paula Ribeirete Baena

Suplente: Ety Cristina Forte Carneiro