Contribuinte pode doar parte do imposto de renda para o Fundo da Criança

A partir desta terça-feira (1º), os contribuintes brasileiros podem preencher e entregar suas declarações do Imposto de Renda 2016 (Pessoa Física). O prazo final de entrega é 29 de abril e o programa para o preenchimento dos dados esta disponível no site da Receita Federal.

Com isso, já é possível destinar parte do imposto devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), que atende instituições sociais e projetos que beneficiam crianças e adolescentes de Curitiba.

O fundo é gerenciado pelos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), órgão que também é responsável pela fiscalização das políticas públicas que atendem este público.

Qualquer contribuinte pode doar até 3% do imposto devido, valor que já deveria ser pago à Receita Federal, mas que ao se optar por destinar ao FMCA, o recurso fica no município e ajuda a centenas de crianças e adolescentes.

Como doar

1. Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo;

2. Após o término do preenchimento clicar em “Resumo da Declaração” > “Cálculo do Imposto” e informar quanto será o seu Imposto Devido. Atenção: você pode destinar até 3% deste valor;

3. No link “Resumo da Declaração” > “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e logo depois em “Novo”;

4. Escolha pelo fundo MUNICIPAL para fazer a destinação do seu imposto;

5. Insira o estado UF (PR-Paraná) e nome do município (Curitiba);

6. Fique atento ao item “Valor disponível para doação” para saber qual é a quantia máxima da sua destinação. O valor é calculado pelo sistema de maneira automática;

7. Opte pelo valor da sua destinação;

8. Clique (na barra lateral) em “imprimir”;

9. No item “Doações Diretamente na Declaração – ECA” você poderá imprimir ou salvar a DARF em seu computador; O contribuinte tem até o dia 29/04/2016 para efetuar o pagamento da DARF.

Mesmo com a possibilidade de fazer a doação via o programa da Receita Federal, as doações podem acontecer durante o ano todo através do site da FAS. No endereço eletrônico, também existe a opção de doação para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). No entanto, ao se escolher fazer a doação via o site, a transação constará na declaração do imposto de renda do próximo ano.

Para mais informações, entre em contato com o e-mail doacao@fas.curitiba.pr.gov.br.