CRAS Cajuru muda de sede para melhorar atendimento no bairro

Com o objetivo de ampliar e melhorar os serviços socioassistenciais prestados à população do Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Vila Camargo, Vila Menino Jesus, Moradias Cajuru, Vila Oficinas, Centenário, Cajuru e Guabirotuba, a Prefeitura de Curitiba inaugurou nesta quinta-feira (3) a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cajuru.

O novo espaço permitirá uma maior privacidade nos atendimentos do CRAS. Desde a mudança do Núcleo Regional da Fundação de Ação Social (FAS) para a Rua da Cidadania do Cajuru, a unidade, que também abrigava o Centro de Atividades para Idosos (CATI) Camargo, estava com dificuldades em atender as suas demandas devido ao seu espaço físico, menor e sem salas próprias para o atendimento às famílias.

O CRAS manterá as atividades anteriormente oferecidas pelo CATI Camargo, como oficinas de dança de salão, artesanato, ioga, canto e seresta para grupos de idosos. Já são mais de 60 idosos atendidos no local. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade social podem participar de grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de se inscreverem no Cadastro Único, que dá acesso a programas de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Presente na cerimônia de inauguração, o prefeito Gustavo Fruet ressaltou os investimentos da Prefeitura na área social e a recuperação de espaços e ampliação de serviços. “Curitiba sempre foi considerada uma cidade jovem, mas isso já não é totalmente verdade. Temos muitas pessoas com mais de 100 anos na cidade e por isso é preciso estar preparado para atender esse público. Equipamentos como esse são importantes para atender a população e garantir, principalmente, qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Maria José Alves Lourenço completará 90 anos em 2016. Usuária do CATI, ela é uma das idosas que participam das oficinas ofertadas pela unidade. Com a mudança, o CRAS Cajuru passará a atender diversas famílias da região que fazem parte do Programa Curitiba Sem Miséria e crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Minha energia vem desse grupo. Que bom que vai ter mais pessoas. Mais alegria, mais vida”, disse dona Maria José.

“Tivemos muita conversa para chegar neste momento, pois havia um medo de que os grupos de idosos fossem acabar. Isso nunca passou pela nossa cabeça. Nosso maior desejo é promover atividades intergeracionais entre idosos, crianças e adultos. A diferença que um CRAS faz num território é muito grande, pois possibilita que a assistência social chegue a quem mais precisa”, afirmou a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet. Estiveram presentes no evento, ainda, a secretária municipal da Educação, Roberlayne Robalo, e a vereadora Julieta Reis.

CRAS Cajuru

Local: Rua Pedro Violani, 314.

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.