Servidores da FAS participam da construção da política de Assistência Social

Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) participam nesta quarta-feira (16) de um seminário sobre educação permanente e gestão do trabalho, resultado de uma série de encontros que aconteceram durante todo o ano de 2015. O evento, que acontece dividido em duas turmas, lotou o salão de Atos do Parque Barigui pela manhã.

O objetivo do seminário é discutir a atuação dos trabalhadores da Assistência Social, que desde 2013 está focada na qualificação dos serviços a partir de uma visão mais humana, com foco nas pessoas e nas especificidades de cada território e região da cidade.

De acordo com a superintendente de Planejamento da FAS, Jucimeri Silveira, foi por este motivo que a equipe de Planejamento da Fundação desenvolveu momentos de troca de experiência entre os servidores, ora dentro de cada unidade, ora em encontros regionais. “Nós rompemos com a cultura de gerencialismo que analisava os resultados de atendimentos apenas com base em dados numéricos. É claro que números são importantes, mas queremos, além disso, conhecer as pessoas que acessam os serviços da Assistência Social e ouvir suas histórias de vida”, explicou.

Segundo ela, isso permitiu que muitas discussões fossem levantadas. “Os debates entre as pessoas que atuam diariamente na linha de frente dos atendimentos sociais foram fundamentais para que as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social tivessem visibilidade não apenas para os trabalhadores da FAS, mas também para todos os moradores de Curitiba”, detalhou. A superintendente destacou, ainda, a ampliação no trabalho integrado com outras secretarias nas ações da Assistência Social, inclusive com a participação de administradores regionais, secretários e servidores de outras pastas na abordagem social à população em situação de rua, por exemplo.

Durante o seminário, os servidores também participaram uma mesa redonda que vai discutir o trabalho social sob a ótica do programa Curitiba Mais Humana.

Caderno de Práticas

Durante a abertura do seminário, a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, fez o lançamento oficial do Caderno de Práticas, documento que detalha diversas atividades e ações adotadas ou implantadas em diferentes unidades de atendimento da FAS. A ideia foi reunir, em um único documento, práticas aplicadas para o atendimento dos públicos assistidos pela política de Assistência Social.

“Este caderno reúne justamente a prática principal que estamos fortalecendo entre os trabalhadores sociais: a escuta e o reconhecimento das atividades dos servidores que atuam na Assistência Social. Estamos visitando cada unidade, em pequenos encontros, no intuito de ter a oportunidade de construir coletivamente as melhores maneiras de atender quem mais precisa”, ressaltou Marcia.

O Caderno de Práticas está disponível para download no portal da FAS, no linkhttp://www.fas.curitiba.pr.gov.br/baixarMultimidia.aspx?idf=9691.