Em um mês de atividade, Guarda-Pertences é aceito pela população de rua

Tendo recém completado um mês de funcionamento, o Guarda-Pertences para a população em situação de rua de Curitiba, instalado no Centro, teve lotação máxima nessa segunda-feira (23). O serviço, inédito no país, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com o Instituto Pró-Cidadania, nasceu com o objetivo de oferecer uma opção digna aos moradores de rua que não fazem uso do atendimento social para armazenar sues pertences e também possibilitar promover uma relação mais harmoniosa entre este público e os transeuntes e comerciantes.

“A experiência tem revelado um grande potencial. No começo houve certa desconfiança e foi preciso que as equipes da abordagem social e os funcionários do Guarda-Pertences percorressem as ruas incentivando as pessoas a usarem o novo equipamento. Agora, todos os dias, antes mesmo da abertura, já tem pessoas esperando para guardar suas coisas”, diz a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

Entre os funcionários do Guarda-Pertences estão ex-moradores de rua, atualmente atendidos em diferentes unidades da FAS. Essa foi mais uma estratégia para conquistar a confiança dos usuários, que foram cadastrados também para utilizarem, gratuitamente, os banheiros públicos administrados pela Urbs. Ao todo, no Guarda-Pertences, são 100 prateleiras. Com a utilização cada vez maior, uma readequação do espaço já está sendo planejada.

“É importante lembrar que o novo espaço não anula o trabalho de abordagem social e o atendimento em unidades específicas. O Guarda-Pertences é uma estratégia de aproximação daquela população mais resistente em aceitar o encaminhamento”, detalhou Marcia Fruet. Atualmente são 18 espaços para albergagem e acolhimento de moradores de rua em Curitiba, entre próprios da Prefeitura e conveniados, além de seis Centros POP, de atendimento diurno.

O local funciona todos os dias a partir das 7 horas da manhã. Até as 9 horas, o usuário – que possui um cartão de identificação – pode fazer a entrega dos pertences. A retirada acontece das 19h às 21 horas.