Conselho Municipal de Saúde inicia capacitações de conselheiros 2017

O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) iniciou no mês de março as capacitações de conselheiros de 2017. Nos dias 24 e 25 de março foi realizado o 1º módulo da capacitação para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da mesma nos anos de 2015 e 2016. Este módulo foi realizado com os segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor, no Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS). Cerca de 30 conselheiros de Curitiba participaram desta etapa. Conselheiros do Distrito Cajuru e Matriz deverão participar deste mesmo módulo de capacitação nos dias 10 e 11 de abril, no mesmo local, das 18h às 22h.
Durante as capacitações, o facilitador procura levar informações sobre controle social, direitos e deveres do conselheiro, sobre o funcionamento e as atribuições dos conselhos (nacional, estaduais, municipais, distritais e locais), sobre algumas leis importantes para o controle social, bem como sobre os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e o funcionamento das Conferências, fundamentais para o processo democrático do controle social. No mês de março, a facilitadora foi a conselheira Mariângela de Assis Gomes Fortes, representante da Comissão de Comunicação e Educação Permanente do CMS.
Júlio Huincho, da Unidade de Saúde Tingui (Distrito Boa Vista), disse que a capacitação é muito proveitosa, pois é a primeira vez que ele está atuando como conselheiro em Curitiba. “Eu não conhecia em detalhes o funcionamento de todas as instâncias de um Conselho Municipal, e nem o Regimento Interno dos Conselhos Locais. Com a capacitação eu tive a oportunidade de passar a conhecer todo este funcionamento e saber o que devo buscar para aprender mais”, contou ele. Durante a capacitação, o facilitador procura detalhar o Regimento, pois é ele que norteia todas as ações dos conselheiros locais. “E entendi também a importância das Conferências de Saúde, que acontecem de quatro em quatro anos”, observou Júlio.

Módulos
O 1º módulo das capacitações foi realizado em todos os Distritos Sanitários de Curitiba, nos anos de 2015 e 2016. O método utilizado é o da Andragogia, que estimula a participação ativa de todos os conselheiros reunidos. Neste método, o facilitador está disponível para tirar dúvidas, esclarecer questões e mediar o debate, mas são os conselheiros que ficam livres para comentar, trocar ideias e fazer perguntas. Curitiba tem hoje 10 Distritos Sanitários, com 110 Unidades de Saúde. São realizadas reuniões de Conselhos Locais e Distritais, abertas à comunidade. Os conselheiro de saúde podem pertencer a qualquer dos segmentos que compõem os Conselhos de Saúde: gestores, prestadores de serviço, trabalhadores ou usuários do sistema. O conselheiro precisa pertencer a alguma entidade, da qual será representante no seu conselho.

DSC_0797DSC_0795

FOTOS: Conselho Municipal de Saúde de Curitiba

Veja abaixo a previsão das capacitações para este ano:

1º módulo para conselheiros que ainda não participaram da capacitação, dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor

23 e 24 de março  — (primeira turma)
10 e 11 de abril      — (segunda turma)

Capacitação de novos facilitadores 
Maio e junho ——–(dias a definir)

Início do 2º módulo da capacitação para os conselheiros dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor
Julho — ————-(dias a definir)