Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da Política da Pessoa Idosa, responsável pela execução da Política Municipal da Pessoa Idosa, com sede e abrangência no Município de Curitiba.

Foi criado e implantado pela Lei nº 11919 de 26 de setembro de 2006. A eleição de composição dos representantes da sociedade civil ocorreu no dia 27 de novembro de 2008, para o biênio 2009/2010.
………………………………………………………………………………………………………….

Atribuições

As atribuições do CMDPI de Curitiba, como dos demais conselhos de direitos da pessoa idosa em âmbito nacional, estadual e municipal, estão definidas na legislação e normativas correspondentes.

………………………………………………………………………………………………………….
Composição do CMDPI de Curitiba

A composição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa é paritária e os conselheiros não são remunerados. São no total 20 conselheiros, sendo 10 representantes do poder público municipal e 10 da sociedade civil. Cada conselheiro titular tem um suplente.

………………………………………………………………………………………………………….
Registro de Entidades

O exame e a concessão do registro da entidade pelo CMDPI estão estabelecidos no Estatuto do Idoso – Lei n.º10741/2003, Regimento Interno do Conselho e Resolução nº 5/2008.

………………………………………………………………………………………………………….
Financiamento de projetos

Ao CMDPI cabe apreciar, aprovar e apoiar projetos para a área da pessoa idosa, conforme critérios e recomendações previamente estabelecidos.

A Resolução 01/2012, especifica os critérios para financiamento de projetos a serem apoiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI e o arquivo está anexado abaixo.