Conselho de Administração do IPPUC

O IPPUC nasceu da vontade política do prefeito Ivo Arzua Pereira (gestão 1962-1966), que acatou a recomendação da Comissão Julgadora do concurso público realizado em 1964, para que um grupo de técnicos da Prefeitura Municipal acompanhasse todas as etapas de elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo para Curitiba.


Venceram o concurso as empresas Sociedade Serete de Estudos e Projetos Ltda. e Jorge Wilheim Arquitetos Associados.


“De nada adianta encomendarmos um plano a profissionais competentes sem o acompanhamento – tanto na elaboração como na definição das linhas principais – do pessoal que vai executá-lo. Por esta falta é que muitos planos ficam engavetados. Porque os encarregados de executá-los não os conhecem e não acreditam neles” (IVO ARZUA )

 

Foto 1

 

Inauguração da sede do IPPUC em setembro de 1965, na casa da familia Möller, então alugada ao poder público.

A Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba foi criada por Decreto Municipal em 31 de julho de 1965. Ao mesmo tempo, era encaminhada, à Câmara Municipal, proposta de Lei criando o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC.

 

Em junho de 1965, a Prefeitura iniciou uma série de debates para discussão pública do Plano Preliminar de Urbanismo, chamado “Curitiba de Amanhã”. 

 

Foto 2

          

O IPPUC foi criado como uma Autarquia Municipal.
Era composto por um Conselho Deliberativo e uma Diretoria Executiva. O Conselho Deliberativo, presidido pelo prefeito, era constituído por 14 membros: um representante da Câmara Municipal, todos os membros da Diretoria Executiva, um representante dos departamentos de Urbanismo, de Obras, dos Serviços de Utilidade Pública, de Concessões e Permissões, Bem Estar Social, Rodoviário Municipal e as companhias Urbanização e Saneamento Municipal (URBS) e Habitação Popular de Curitiba (COHAB).
A Diretoria Executiva era constituída por quatro supervisões e duas secretarias: supervisões de Planejamento Econômico-Social, de Planejamento Físico-Territorial, e de Implantação Jurídica e secretarias Administrativa e Técnica.