Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

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O que é o COMPED?
O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Curitiba – COMPED é um órgão colegiado permanente, autônomo, deliberativo, consultivo, orientador da política pública de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas que causem dependência física ou psíquica, bem como das políticas relacionadas com o tratamento, a recuperação, a redução de danos e reinserção social de dependentes químicos no município de Curitiba, em consonância com a política nacional de atenção ao álcool e outras drogas.

 

Quem pode ser conselheiro? Por quanto tempo representam a categoria?

O COMPED é composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, sendo 9 representantes do Poder Público e 9 representantes da Sociedade Civil.

Os representantes do Poder Público são indicados pelo governo e os representantes da sociedade civil são eleitos na Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas, realizadas a cada dois anos.

A nomeação dos conselheiros é realizada por meio de Decreto Municipal assinado pelo Prefeito, sendo que o conselheiro não será remunerado, porém sua função é considerada de relevante serviço público.

Cada conselheiro representa a sua categoria por um biênio (2 anos), podendo ser reeleito.

O Poder Público é representado pelas seguintes Secretarias Municipais: Defesa Social, Educação, Governo, Saúde, Fundação de Ação Social, Esporte Lazer e Juventude, Trabalho e Emprego, Fundação Cultural e a Procuradoria-geral do Município.

A área não governamental (Sociedade Civil) é representada pelos seguintes órgãos/entidades: Conselhos Regionais e Associações de Profissionais do Paraná; Ordem dos Advogados do Brasil/PR; Conselho Tutelar de Curitiba; Entidades que atuam na área de tratamento, recuperação e reinserção de usuários de drogas; Entidades de classes dos veículos de comunicação; Entidades religiosas com trabalhos na área de tratamento, recuperação e reinserção de usuários de Drogas.