Conselho de Administração do Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba – FAAC

O Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba – FAAC – foi criado em 23/05/1990, através da Lei Municipal N.º 7.462 e alterações; regulamentado pelo Decreto Municipal de Nº 302 de 16/09/1990, tem como objetivo prover, desenvolver, estimular, auxiliar, custear e subsidiar ações, projetos e programas quanto à produção, aquisição e distribuição de alimentos básicos a famílias de baixa renda em Curitiba e Região Metropolitana. Financia o programa Armazém da Família que atende à população de baixa renda, bem como os programas de Agricultura Urbana (Lavoura e Nosso Quintal) e ações de Educação Alimentar.

O FAAC está vinculado à Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB) que é o órgão da Prefeitura de Curitiba responsável pela execução da política de abastecimento alimentar do Município. Os programas suportados pelo FAAC são dirigidos à população de baixa renda atuando em Curitiba e em parte da Região Metropolitana. Com ações norteadas pelos princípios da Segurança Alimentar e Nutricional, visa a “garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana”, conforme o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional definido pela FAO – Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura.

Armazém da Família

O Armazém da Família é o programa da SMAB que garante o acesso a alimentos de qualidade com preços, em média, 30% mais baratos que os dos supermercados. Consiste de uma rede de 32 unidades de atendimento distribuídas em bairros de menor renda, onde se comercializa cerca de 220 itens entre gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, reduzindo o impacto da alimentação no orçamento familiar e demais necessidades básicas.

Atende à toda a população cadastrada, com renda familiar máxima mensal de três salários mínimos e meio. Além dos produtos comercializados, o Armazém da Família realiza o repasse das Cestas Básicas de Auxílio aos programas de Assistência do município, atendendo aproximadamente 2.000 famílias carentes/mês.

Além do benefício direto às famílias cadastradas, que com a economia realizada têm condições de melhorias em seu padrão de qualidade de vida, o programa auxilia na manutenção dos preços no comércio do entorno e promove a circulação e distribuição do valor economizado em diversos setores da economia local.

 

Agricultura Urbana

A agricultura urbana permite o desenvolvimento de uma maior consciência alimentar associada à produção do alimento. É um meio onde o cidadão urbano pode recuperar uma relação mais saudável e natural com a natureza, o alimento e sua origem, além de promover uma utilização mais sustentável do espaço urbano e um fortalecimento das relações entre os membros das comunidades.

As ações de Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal do Abastecimento, são desenvolvidas por meio de dois Programas:

- O Programa Nosso Quintal, que caracteriza-se pelo apoio ao cultivo de hortas em pequenos espaços como quintais, terrenos em escolas, creches e outras entidades/organizações do município e;

- O Programa Lavoura, que caracteriza-se pelo cultivo de hortas comunitárias e lavouras. Na atividade ocorre o aproveitamento organizado de espaços urbanos públicos e/ou privados e pequenas propriedades particulares remanescentes da agricultura familiar de Curitiba.

 

Educação Alimentar E Nutricional

A Secretaria Municipal do Abastecimento possui uma equipe de técnicos responsável pelo desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional, cujo objetivo é promover a adoção de práticas alimentares saudáveis, para a população de Curitiba, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional.

Conselheiros:

Secretário Municipal do Abastecimento
Presidente: MARCELO FRANCO MUNARETTO
Secretário Executivo: Superintendente da SMAB
Representante da Secretaria Municipal de Finanças
Titular: BEATRIZ CONCEIÇÃO GUILHERME
Suplente: HELENA MARIA KRAUCZUK

Representante das Organizações dos Consumidores Participantes de Programas da Secretaria Municipal do Abastecimento
Titular: ARI FERREIRA PEDROSO – Centro Social Santa Rosa
Suplente: PAULO KOLTUN – Associação de Moradores da Comunidade Vitória Régia
Representante das Organizações de Produtores Envolvidos nos Programas da Secretaria Municipal do Abastecimento

Titular: JUAREZ SANTOS DA COSTA – Federação Paranaense da Associação dos Produtores Rurais – FEPAR
Suplente: AMÉLIO VALASKI – Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais.