O CMJ – Conselho Municipal da Juventude foi criado em 2004(lei 11303/04), porém sem formação ficando inativo por 6 anos. Em 2011, criou-se a estrutura e formalização do CMJ, elegendo os conselheiros da entidade civil com o agendamento das reuniões. Recentemente o CMJ passou por uma reformulação, a lei 13900/11 foi alterada e passa a ser tripartite, com uma parte dos conselheiros compostos pelo governo e outras duas da sociedade civil sendo elas:

– Entidades que atuam com foco na juventude.

– Um jovem de cada regional de Curitiba com idade entre 15 a 29 anos, eleitos pelos jovens.

O CMJ é um órgão colegiado consultivo, deliberativo, propositivo, controlador e fiscalizador da política da juventude, isto é, a prefeitura consulta o conselho sobre as tomadas de decisão sobre a juventude, eles decidem se as ações são importantes ou não e fiscalizam as ações para a juventude, além de receberem denúncias de violação dos direitos dos jovens.