Criado em 23/05/1990, pela da Lei Municipal N.º 7.462, regulamentado pelo Decreto Municipal Nº 302 de 16/09/1990, tem como objetivo prover, desenvolver, estimular, auxiliar, custear e subsidiar ações, projetos e programas quanto à produção, aquisição e distribuição de alimentos básicos a famílias de baixa renda em Curitiba e Região Metropolitana. Está vinculado à Secretaria Municipal do Abastecimento e financia os seguintes programas:

Armazém da Família

Garante o acesso a alimentos de qualidade com preços 30% mais baratos. Possui 32 unidades, distribuídas em bairros de menor renda, disponibilizando cerca de 220 itens entre gêneros alimentícios, produtos de higiene, reduzindo o impacto da alimentação no orçamento familiar. Fornece Cestas Básicas aos programas de Assistência do município, atendendo aproximadamente 2.000 famílias/mês.

Agricultura Urbana

Permite o desenvolvimento de maior consciência alimentar associada à produção do alimento, promove a utilização mais sustentável do espaço urbano e o fortalecimento das relações entre os membros das comunidades.

Contempla dois Programas:

– Programa Nosso Quintal, que apoia o cultivo de hortas em pequenos espaços.

– Programa Lavoura, que se caracteriza pelo cultivo de hortas e lavouras comunitárias.

Educação Alimentar E Nutricional

Promove a adoção de práticas alimentares saudáveis para a população, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional.